quarta-feira, 28 de julho de 2010

Seres ubíquos


Com todo esse ar de campanha política, um fato me chama devida atenção: o uso da internet como participação política. Vários partidos e candidatos estão utilizando das redes virtuais para atingirem o maior número de eleitores possíveis. Uma prática que ganha força no Brasil depois de observarmos sua experiência positiva nas eleições para presidência dos Estados Unidos da América.
Acredito que o uso de tais instrumentos virtuais seja um passo importante para mobilizarmos cada vez mais a sociedade civil Brasileira, que se mostra, a meu ver, desarticulada, sem força. Sendo assim, um passo a frente no que diz respeito à democracia.
A internet é um proveitoso meio de se utilizar para ampliarmos nossas fontes de informação, um meio mais democrático, livre, aberto, sem monopólio se assim podemos dizer, em comparação com outros veículos (televisão, rádio, imprensa). Porém, não devemos considerar como absolutas quaisquer informações que encontramos nesse veículo. Por ser aberta, democrática, qualquer tipo de informação pode estar presente nesse veículo. De fontes confiáveis a não confiáveis. Devemos estar atentos.
A internet se mostra como um veículo em que podemos ter acesso a várias informações ao mesmo tempo, fazendo de nós seres ubíquos, com espaço temporal e físico não determinado. A princípio isso se mostra apenas como uma vantagem. Porém, observando por outro lado, dispostos a várias informações – equivalentes ou antagônicas - ao mesmo tempo podem fazer de nós "conhecedores de momentos". Sabemos do que se trata apenas naquele momento em que estamos lendo. Depois de ler já não sabemos o que estava escrito naquela página da web, ou até mesmo em que página estava acessando. Talvez a disponibilidade de infinitas informações, fazem com que nós não demos atenção devida as informações que absorvemos, refletindo pouco ou quase nada sobre o que lemos. Um perigo! Não entrarei em detalhes.
Chamo atenção, para que nesse período de campanha eleitoral, em que a DISPUTA pelo PODER esta em voga, tomemos cuidado e tenhamos atenção com qualquer tipo de informação na qual deparamos por essa imensidão de informações que estão disponíveis na nas redes virtuais.



Matheus Gomes M. Ferreira

Nenhum comentário: