domingo, 25 de julho de 2010

"Dança dos Famosos"


Nessa onda de fim de período, nunca cansado de adquirir mais conhecimento, maior censo crítico, venho aqui escrever sobre a tal "Dança dos Famosos", transmitida pela rede Globo de transmissões no programa do Faustão.
Obviamente que para falar desse entretenimento não debruçarei apenas em minhas idéias, mas também, nas de outras pessoas como teóricos da famosa escola de Frankfurt,Theodor Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin.
Segundo esses teóricos, tal entretenimento transmitido pela rede Globo não passa de um produto da "indústria cultural", produto este que visa o consumo em massa da população, visando sempre atingir o lucro, sucesso mercantil, alienando os indivíduos da verdadeira realidade em que eles vivem.
Apresentado como diversão, tal entretenimento se torna um sucesso nacional, dando muita audiência para a rede Globo. Afinal, é diversão que a massa deseja e consome. Até nossa diversão é centralizada por essa "indústria cultural", cujas técnicas de reprodução estão em constante dependencia de empresas maiores como de energia, financiamentos bancários, etc. Sendo assim, nossa diversão está monopolizada pela classe dominante, pelos "Dons Corleones" da vida.
A intensão desse entretenimento segundo os teóricos citados acima é de neutralizar o senso crítico das pessoas, fazer com que elas se adequem ao sistema vigente sem se rebelar contra ele. Para esses autores, todos os produtos dessa indústria cultural tem essa finalidade, além do lucro, claro.
Mais a fundo nessa questão, podemos afirmar que a finalidade do entretenimento é conformar as pessoas a dominação que elas estão subjulgadas em suas vidas rotineiras, dar força para que elas aguentem mais dias de dominação, de trabalho mecanizado. Um lado crítico dessa "indústria", desse sistema integrado.
Pensando por um outro lado, o da saúde pessoal, o entretenimento tem la suas qualidades. Mas isso não é justificativa para que aceitemos esse sistema. É muito necessário ter saúde para dar continuidade a nossa rotina, mesmo sendo ela de dominação, sendo também um passo importante para darmos início ao rompimento desse sistema. Falar em romper com o sistema é muito facil, o dificil é tornar isso prático. Imagina só parar de assistir televisão, parar de ler jornal, de ver filmes, entre outras as coisas. Ao negar o sistema, o próprio ja o rebaixa, o exclui. Isso não tem boas consequencias.

Mesmo com toda essa crítica sobre a "indústria cultural" não vejo ela como sendo um monstro que só nos faz mal, nos aliena. A própria televisão tem canais educativos que visam além do lucro, transmitir conhecimento para as pessoas (TV cultura por exemplo). Muitos filmes não tentam fazer com que vejamos a nossa realidade como uma extensão do que vimos nos filmes. Existem muitos filmes que nos abrem os olhos para problemas que não enchergamos na nossa realidade.
Devo chamar atenção para um carater dito acima, do que se refere ao lucro. Não é o carater de mercadoria que distingue uma produção artística "verdadeira" de uma produção artística "falsa". O que as diferencia é a sua finalidade. Na arte verdadeira a finalidade é a própria arte, interna. Na fala arte, a finalidade é apenas o lucro, sucesso de mercado e consumo em massa. É possivel encontrar essa discussão mais aprofundada nas obras dos teóricos citados acima. Sendo assim, vejo que a tal "Dança dos Famosos" é uma falsa arte, por exemplo.
Muitos outros programas de muitas outras emissoras fazem parte dessa "indústria cultural", mas não é de nosso objetivo citar todos eles, mas apenas fazer compreender do que se trata o geral.



Matheus Gomes Mendonça Ferreira.

Nenhum comentário: