sábado, 3 de julho de 2010

Por que só com 'eles' ?

Dia 18 de junho de 2010: TRAGÉDIA EM PALMARES.

Acredito que todas as pessoas que acompanham qualquer tipo de mídia deve estar ciente da situação de Palmares, cidade do estado de Pernambuco. Pessoas mortas, desalojadas, passando fome, desoladas, sem nenhuma gota de esperança. Mas como se deu isso? Uma tromba d`água. É isso ai, uma trombaos d`água. Será a mãe natureza vingando de nós, do nosso incessante abuso desordenado de suas fontes naturais, de seus recursos excassos ?! Se sim, por que depositar sua força vingadora na cidade de Palmares ?

Proponho uma outra visão desse problema, não com um foco ambiental mas sim social. Insisto que dentre todos problemas que o nosso admirável país - Brasil - enfrenta, o mais grave é o social.
Primeiramente, gostaria de recaptular sobre uma figura histórica, Zumbi dos Palmares. A cidade de União dos Palmares tem esse nome pois, segundo a tradição local, na foz do rio Pirangui havia um reduto da famosa república dos negros. É desse quilombo que se constitui a cidade de União dos Palmares. O que quero dizer com essas informações é que, União dos Palmares tem em sua história, herança cultural os valores escravocratas. Sim, dos escravos: seres humanos que tiveram sua força de trabalho explorada, desumanizada, rebaixada e que até hoje não receberam seus devidos valores. Vemos isso nessa tragédia; tragédia que mostra um povo esquecido, não o único em nosso país - existem muitos outros, principalmente no nordeste - que mostra que o fim da escravidão não representa um grande passo para a igualdade.

Gostaria de ter maior aporte teórico para desenvolver mais esse problema, mas tenho que me contentar com o que cabe a mim neste momento. Sendo assim, citarei qual a comparação que o nosso excelentissimo presidente da república fez ao analisar a tragédia de Pernambuco e Alagoas: "Uma tragédia que pode ser comparada ao terremoto do Haiti." A priori, nada de mais, apenas uma comparação entre os danos causados. Mas não desejo ficar só nisso. Essa comparação de Lula nos tráz muitos questionamentos.
A começar, devo dizer que o problema do Terremoto no Haiti também não deve ser pensado apenas como uam tragédia ambiental, mas também social. O Haiti era um caos antes mesmo de sua tragédia. Não tinha nem sequer uma sciedade civil articulada naquele lugar, PIB era assustador, o IDH então nem se fala.
Pois bem; se o nosso presidente comparou a tragédia do Haiti com a do Nordeste, isso significa que nós TEMOS um HAITI no BRASIL. Sim, é isso ai: o HAITI também está aqui. Parece assustador afirmar isso, mas é necessário para entendermos porque a cidade de União dos Palmares se encontra dessa forma após uma tromba d`água. Gostaria de chama-los a um fato ficticio: Se ocorre uma tromba d`água na cidade do Rio de Janeiro, qual região seria mais afetada, o complexo do Alemão ou Copacabana? Nem preciso responder né. Imagino que a essa altura a imaginaçao do caro leitor ja esteja trabalhando para compreender porque afirmei no início que não se trata de apenas um problema ambiental, mas sim social. Se tal fato ocorresse, o resultado ja seria esperado. Enquanto copacabana poderia ter no máximo uma queda de energia, o complexo do alemão estaria em chamas, ou seja, em aguas, lágrimas, paginas de uma tragédia contada. Essa é nossa democraca, capturada, raptada e esquartejada pelo capitalismo, pelo desejo de superioridade, individualidade entre outras coisas maléficas. É a hora de passarmos a enchergar os fatos não apenas pro duas formas, como tragédias que acontecem e podem acontecer em qualquer lugar, cidade, estado, país e começarmos a refletir sobre eles, buscando explicações e porquês.
Fico por aqui torcendo para que mudemos nosso pensamento, nossa imagem de Brasil e pedindo desculpas pela falta de aporte teórico mais ampliado.



Matheus Gomes
Ciências Sociais, UFJF.

Nenhum comentário: