quinta-feira, 24 de junho de 2010

A falta que fará José Saramago.


Sexta-feira, 18 de junho. Uma noticia nos pega de surpresa (pelo menos aos adoradores e leitores das obras de José Saramago): morre o escritor José Saramago. Minha atenção aqui esta voltada as discuções travadas pelo escritor questionando a realidade social, economica e politica do mundo em que vivemos. Para ficar mais claro, desejo utilizar algumas palavras, pensamentos de José Saramago para refletir sobre um fenomeno que vem movimentando os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora: o aumento das passagens do transporte público em Juiz de Fora.
O municipio de Juiz de Fora não é tão grande comparado com a capital BH, ocupada apenas por cerca de 400 mil habitantes. A universidade federal atrai muitas pessoas de outros municipios, sejam cidades do mesmo estado ou de outros (RJ, BH, SP, etc). Esses estudantes participam ativamente da economia da cidade. Sobre Juiz de Fora ja é o bastante para nos auxiliar na reflexão.
Focamos agora o que envolve o aumento da passagem. Nessa quarta-feira, foi feita uma manifestação na porta do local onde seria discutido o aumento das passagens. Tal manifestação foi organizada na universidade pelo Diretório Central Estudantil. Mas será que eles realmente fizeram diferença na discussão? Será que eles conseguiram romper com a barreira da hegemonia do capital, na sede de lucrar cada ves mais? Acredito que não. A passagem irá aumentar. Se essa é uma vontade da sociedade civil representada pelo DCE e os estudantes por que não atende-los, já que vivemos em uma "democracia", e todos tem direitos de participação assegurados pelo estado. Porém, maldito porém, se há um lugar que a democracia não pode se manifestar é na economia. E isso pode ser claramente visivel se fizermos um pouco de reflexão. Quem é que escolhe o presidente do Banco Central, a sociedade? Não né. Somos nós que escolhemos o presidente das OMC's? Claro que não né. Nosso incrivel José Saramago nos chamava atenção para este tipo de situação. Não vivemos em uma democracia, pois não discutimos sobre a realidade social, a realidade politica, a realidade economica. (ver video: http://www.youtube.com/watch?v=BUU4JmuvXKQ ).
Quando isso irá mudar? Como isso pode mudar? Cabe a nós achar esse caminho, e antes de achar, acreditar que ele existe, pois parece que a sociedade civil brasileira não se encontra como uma sociedade civil, não colocamos interesses gerais em voga, nos preocupamos apenas nos interesses próprios. O monstro da apatia politica esta a solta e precisa ser derrubado. Tudo depende de nós.

Matheus Gomes Mendonça Ferreira
Ciências Sociais - UFJF

Nenhum comentário: